Jatahy Shopping é inaugurado no prazo previsto
Foi inaugurado no último dia 10 de novembro, às 10 horas da manhã, o Jatahy Shopping, o primeiro empreendimento do gênero na cidade e o maior do interior do Estado. Segundo Geraldo Rocha, diretor do grupo Partner (administrador do shopping center), sessenta por cento da operação foi iniciada no dia da inauguração, o que significa 30 lojas e até 14 quiosques. Rocha confirmou que o shopping contará com uma sala de cinema para exibição de filmes em terceira dimensão, além de outras duas com projeção convencional. Confira a íntegra da entrevista concedida por Geraldo Rocha, antes da inauguração, sobre a obra, em que foram investidos cerca de R$ 60 milhões.
Adriano Freitas e Rhony Barbosa Vasconcelos
Rhony Vasconcelos – A inauguração do Jatahy Shopping está com a data mantida para o dia 10 de novembro?
Geraldo Rocha – Seguramente, nós vamos inaugurar no dia 10 de novembro, às 10 horas da manhã, e com certeza preparados para receber a população de Jataí com muito carinho aqui no shopping.
Rhony Vasconcelos – Quantas lojas estarão operando no dia da inauguração?
Geraldo Rocha – Olha, entre lojas e quiosques, nós estaremos com 60% operando no dia da inauguração. Em números isso representa 30 lojas e ainda mais ou menos 12 a 14 quiosques. Ainda temos algumas que estão em fase de acabamento. Nós acreditamos que as mesmas ainda terminam a tempo.
Adriano Freitas – Geraldo, qual a dificuldade encontrada pelo grupo Partner (que administra o shopping) para chegar à conclusão da obra, com esse número de empresas já funcionando. Qual foi a maior dificuldade encontrada?
Geraldo Rocha – A maior dificuldade é a falta de experiência do lojista local com os trâmites e as exigências de operação em um shopping center, porque, ao contrário de uma loja de rua, quando você vai abrir uma loja no shopping, existe toda uma burocracia para se seguir. Você tem que contratar arquiteto, projeto de arquitetura, projeto estrutural, projeto de ar condicionado, projeto elétrico. Todos esses projetos precisam de uma pré-aprovação, para depois começarem a construção da obra. Como as pessoas não têm experiência com isso, elas se embananam com este processo e o grupo Partner, por mais que tente ajudar, encontra no próprio lojista uma dificuldade de assimilar o processo. Com muita paciência nós temos tido um sucesso na orientação desse lojista e graças a Deus nós vamos chegar com um número bastante razoável e logo em dezembro. No início as outras empresas que não chegaram vão estar todas prontas. Se Deus quiser, o Natal será maravilhoso no maior shopping do interior de Goiás .
Rhony Vasconcelos – Você poderia adiantar assim algumas lojas para a população que estarão fazendo parte deste empreendimento que é o Jatahy Shopping?
Geraldo Rocha – Temos grandes marcas aqui no shopping locadas, algumas vão estar prontas, como a nova loja do Bretas. Vocês já conhecem o Bretas aqui em Jataí, mas a loja que será inaugurada aqui não tem nada a ver com a loja que vocês conhecem, vai ser uma loja moderna, com ar condicionado, tudo de primeira. Ela vai ser de um padrão até melhorado que a loja de Rio Verde. Em termos de tamanho vai ser uma loja compatível, vai ter 3 mil metros quadrados.
Adriano Freitas – Vai ser maior que a de Rio Verde?
Geraldo Rocha – Não, ela não é maior que a de Rio
Verde, mas ela é mais aconchegante, moderna, com um padrão inovador de capital. Será um
hipermercado com alto padrão de qualidade. Teremos uma megaloja do Grupo
Avenida. A população conhece a loja do Centro, mas ela não tem nada a ver com a
loja que vai inaugurar aqui. É um novo padrão, loja de mais de 1.000 m²,
compatível com C&A, compatível com Riachuelo, uma loja de padrão
moderníssimo, com todo o mix necessário, com comunicação nova, com o novo
projeto deles para o Brasil. Nós teremos as Lojas Americanas, que todo o mundo
conhece, a maior rede varejista do país. A Americanas está pronta, faltando
apenas alguns detalhes de acabamento. Para se ter noção, a loja de Jataí será
maior que a de Rio Verde. Ela é uma megaloja com mais de 1.500 m². Nós vamos
ter o Giraffas, que vocês conhecem. Ela é a quarta rede do país de fast food. O
Bob’s, que é a terceira rede de fast food, escolheu Jataí para instalar o
primeiro restaurante e a primeira sorveteria deles no interior de Goiás, ou
seja, Jataí terá duas lojas do Bob’s e ainda tem mais. Nós temos a Subway, que
é a maior rede de lanchonete do mundo, que não vai inaugurar por problemas de
burocracia interna deles, pois o projeto vem dos Estados Unidos, atrasou um
pouco a obra. O cinema é uma rede nacional. Essa rede de cinema que vem para o
Jatahy Shopping é a Multicine, a empresa que mais cresce no país. Então nós
vamos ter aqui uma sala de 3D. Olha que Jataí é uma cidade privilegiada:
inaugurar três salas de cinema onde uma é 3D, a cidade tem que ter uma
importância muito grande e isso é um diferencial para Jataí, uma cidade
turística e universitária. E olha que a Multicine tem cinemas em Rio Verde,
Mineiros, Caruaru-PE, Natal-RN, Brasília, Mossoró-RN, Valparaíso, entre outras.
No Jatahy Shopping terá Arezzo, a maior
marca nacional de sapatos femininos. Nós vamos ter a Camisaria Colombo, nós
vamos ter a Harry's Brinquedos, que hoje é a maior rede do segmento de
brinquedos do país, a Savan Calçados, uma rede de calçados de Goiânia, de
última geração, que vem para Jataí justamente pelo desenvolvimento que a cidade
está passando. O Boticário, Água de Cheiro, Revistaria Almanaque, que é uma
franquia nacional também, Hering, que é uma loja também que todo mundo conhece,
é uma loja do segmento, a One Store, que é uma loja do segmento Marisol, ou
seja, Banco do Brasil, que vai inaugurar a sua agência logo depois, mas já está
com o contrato assinado, a agência tem 600 m². Além dos lojistas locais, como a
Rede Village, que é a maior rede do Sudoeste, a Styllus Joias, o Café do
Feirante, que é uma franquia de São Paulo e a primeira a ser instalada em
Goiás, a Cacau Show, Donna Moça, bijuterias e outras várias e várias lojas
bacanas.
Então assim teremos várias empresas, com muita coisa nacional, que vai estar
somando conosco aí nesse superempreendimento.
Rhony Vasconcelos – Hoje uma das grandes dificuldades que o shopping está passando, dificuldades que se diga no término na construção das lojas, seria da mão de obra?
Geraldo Rocha – Veja bem: Jataí está passando por um boom imobiliário, construções de torres, entre tantos outros empreendimentos, e a falta de mão de obra é um problema. Profissional em Jataí está cada vez mais difícil. Todos os lojistas estão enfrentando problemas com a falta de mão de obra, mas nós temos que entender que o Brasil todo está em uma fase muito positiva de crescimento, e algumas cidades como Jataí estão se destacando. Podemos citar uma outra, que é Montes Claros, onde a expansão do shopping também está passando por problemas de atraso na construção, falta de mão de obra e com tudo isso estamos exercitando o jeitinho brasileiro de fazer com que isso não atrapalhe o grande momento final que é a festa. Exemplos: nós teremos uma parte de estacionamento coberto. A cobertura só vai ficar pronta para depois da inauguração. Quinze dias depois vai ter estacionamento coberto. Nós teremos um ou outro detalhe que iremos terminar depois, mas isso vai passar imperceptível, pois os trabalhos na parte interna serão executados durante a noite, não atrapalhando o momento de lazer dos clientes, porque o shopping vai estar muito bonito.
Rhony Vasconcelos – Este sonho começou através do atual prefeito, Humberto de Freitas Machado. um homem visionário, que acreditou no desejo de uma criança do colégio ISG, que tinha perguntado para o mesmo se ele fosse prefeito se iria construir um shopping em Jataí, e que o mesmo colocou este sonho em realidade buscando a parceria destes empresários, o Júnio, do grupo J. Cruzeiro, juntamente com o senhor Estevam Duarte, do grupo Bretas. A pergunta que eu faço é a seguinte: qual seria hoje o valor investido na construção do shopping, desde a planta até o acabamento?
Geraldo Rocha – O investimento do shopping, que foi construído com muita simplicidade, mas o empreendimento, eu considero que seja o mais bonito do interior de Goiás, ele gira em torno de R$ 60 milhões, na colocação desse empreendimento de pé, envolvendo aí a parte de imobiliária, investimento dos empreendedores, investimento dos lojistas. Se você imaginar o menor que seja a loja, o lojista investe R$ 300 mil; se você fizer uma conta de 70 operações vezes 300 mil, você já tem R$ 21 milhões investidos pelos lojistas. E tem lojas como a Americanas (gasta R$ 5 milhões para montar), o Bretas para ficar pronto gasta R$ 7, R$ 8 milhões. Então, se formos totalizar, vamos ter um investimento em torno dos R$ 60 milhões em Jataí.
Adriano Freitas – Quantos empregos serão gerados direta e indiretamente no Jatahy Shopping?
Geraldo Rocha – Nós temos uma perspectiva de geração de uns 800 empregos diretos e uma geração de 2.500 empregos indiretos, entre todo o mundo que vai se relacionar com o shopping.
Rhony Vasconcelos – E qual seria a estimativa do número de pessoas que frequentarão o Jatahy Shopping, por dia ou até mesmo mensalmente?
Geraldo Rocha – Uma média mensal aqui, inicial, de 300 mil pessoas por mês, ela vai consolidar aí no primeiro trimestre do ano que vem na faixa de 8 mil pessoas dia. Nós vamos ter muito fluxo agora em novembro, dezembro, janeiro, mas ela vai se consolidar aí na faixa de 10 mil pessoas por dia a partir do ano que vem, que vai dar em torno de 300 mil pessoas por mês.
Adriano Freitas – Hoje Jataí está se despontando com o Jatahy Shopping na região Sudoeste. Os investimentos não param, tanto que foi fechada agora a implantação de uma faculdade de medicina para Jataí e mais cinco indústrias. O Jatahy Shopping tem uma participação no desenvolvimento da cidade. O mesmo será um atrativo para que indústrias e outros investimentos venham para a cidade?
Geraldo Rocha – Com certeza. O shopping em qualquer lugar, em Jataí não é diferente, é um propulsor do desenvolvimento. Você vai perceber ao longo dos próximos cinco anos que a região em que está instalada o Jatahy Shopping vai mudar totalmente a configuração imobiliária de valores. Quem tem algum investimento aqui nesta região pode ter certeza que vai multiplicar por 10 o número, o valor do imóvel, do empreendimento, dos lançamentos. Vocês vão ver que vão surgir grandes torres de residências aqui na região, escritórios. O shopping muda a região, em qualquer lugar em que ele se instale, seja em Jataí, seja em Goiânia, seja em São Paulo, ele muda a região e essa é a missão do Jatahy Shopping aqui em Jataí. E é engraçado como muda a mentalidade das pessoas de uma cidade.
Rhony Vasconcelos – Hoje Jataí é uma cidade universitária, tem em torno de 6 mil alunos estudando. A perspectiva da classe estudantil hoje é gigantesca. Sabemos que este número será ainda maior com os novos cursos superiores que estão sendo trazidos para Jataí, diga-se de passagem, engenharia civil e medicina. A minha pergunta e o que muitos alunos querem saber: como está o andamento do cinema Multicine para Jataí. Sua inauguração será também no dia 10 de novembro ou não?
Geraldo Rocha – Olha, o cinema vai inaugurar logo depois do dia 10. Eu nem arrisco a dar uma data, pois vai ser muito rápido e diria que talvez em 15 dias, dia 25 de novembro, a gente já tenha alguma sala funcionando. Ele não será inaugurado no dia 10 devido a uma alteração da sala para 3D. Isso demandou custos e mudanças no projeto, pois a obra já estava em andamento e decidiram criar a sala 3D já para a inauguração do complexo da Multicine e isso, em face de alguns projetos complexos, isolamento acústico, sala 3D, detalhes de arquitetura, a obra sofreu um pequeno atraso, mas que será compensado pelo complexo moderno e inovador. Mas ele estará aberto imediatamente após a inauguração do shopping.
Adriano Freitas – Qual a capacidade do cinema?
Geraldo Rocha – Seiscentos lugares.
Rhony Vasconcelos – Qual foi o investimento na sala 3D para colocá-la em funcionamento?
Geraldo Rocha – O investimento do complexo Multicine é em torno de R$ 2 milhões.
Adriano Freitas – Geraldo, e a expansão, você já nos pode adiantar alguma coisa?
Geraldo Rocha – Sem dúvida, a gente já tem uma expansão prevista. Nós temos uma expansão prevista para daqui a 24 meses, quando teremos uma âncora nos padrões das Lojas Americanas, Avenida, com mais 30 lojas e depois com mais dois anos outra expansão, com mais uma âncora e mais 40 lojas. Nós vamos chegar aqui em torno de 130 a 140 lojas num total, vai ser um dos maiores empreendimentos do Estado.
Rhony Vasconcelos – E para essa expansão como estão as negociações com algumas âncoras de renome nacional?
Geraldo Rocha – Nós estamos negociando com a Magazine Luíza e com a Marisa, uma é para uma fase e outra é para a outra. Não dou conta de te falar hoje qual vai ser a primeira. Nós somos muito firmes no que falamos: é para adiantar para você que, com o Magazine Luíza, nós já temos uma pré-proposta, e com a Marisa nós já temos uma pré-agenda com eles, para se instalarem na expansão do shopping. Para se ter uma ideia, a Marisa tem capital na bolsa, é hoje uma das lojas mais desejadas no segmento de moda. O Magazine Luíza é a maior empresa no segmento dela. Acho que se fecharmos com as mesmas, estaremos bem atendidos. Mas nada nos impede de negociarmos com outras lojas.
Adriano Freitas – No segmento de fast food já tem outras empresa que está tendo um início de conversação em relação à expansão?
Geraldo Rocha – A princípio a gente está muito seguro. Temos uma praça bacana, nós temos a nível nacional Bob’s, Giraffas, a Subway e a local estamos com a Rodeio, que é referência em Jataí, temos um restaurante bacana que vai entrar logo depois, e estamos trazendo a Mara Massa, que é de Goiânia, estamos trazendo uma franquia chinesa de Salvador, que não me recordo o nome agora. Então acredito que do ponto de vista da praça estamos bem atendidos. Nada impede que também na próxima expansão trabalhe com as duas únicas que eu vejo que falta, que são a McDonald's e a Burger King. Jatahy Shopping, antes um sonho! Agora realidade!