Notícias
Reitor da UFJ torna-se cidadão jataiense
Foi realizada no dia 21 de outubro de 2025, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene para a entrega do título de cidadão jataiense ao reitor da Universidade Federal de Jataí, Christiano Peres Coelho. Proposta pelo vereador Guilherme Alves, com o aval de todos os parlamentares, a homenagem é um reconhecimento à trajetória acadêmica e à atuação do professor na consolidação da UFJ como instituição autônoma e referência no ensino superior.
Nascido em São Sebastião do Paraíso-MG, em 1978, o professor Christiano Peres Coelho está à frente da UFJ desde 31 de janeiro de 2024, sendo o primeiro reitor eleito por votação direta. Residente em Jataí desde 2009, integra o quadro docente da instituição desde 2010, quando ainda era uma unidade da Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua formação inclui graduação em ciências biológicas pela Universidade de Franca-SP, especialização em ecologia e conservação de recursos naturais, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, além de período de pesquisa na Universidade de Sevilla, na Espanha.
Durante a solenidade, o vereador Adilson Carvalho destacou a importância da gestão do reitor. "A Universidade Federal de Jataí, sob a sua liderança, se firmou como referência no ensino superior do estado de Goiás e como importante protagonista no desenvolvimento da região Sudoeste", afirmou o parlamentar.
O vereador Durval Júnior enfatizou o impacto da universidade no município. "Quantos e quantos profissionais que a gente homenageou esses últimos dias aqui, que a gente ia ler o currículo desses profissionais, praticamente todos formados na Universidade Federal de Jataí", disse o vereador, complementando que "a Universidade Federal é muito importante para o nosso município, uma importância grandiosa mesmo".

O proponente da matéria, vereador Guilherme Alves, justificou sua iniciativa relatando uma experiência em Brasília. "Estávamos em uma agenda no Senado Federal, vereador Durval, e lá eu vi a desenvoltura, o carisma e a paixão do professor Cristiano pela cidade de Jataí", explicou o parlamentar.
Em seu discurso, o homenageado revelou detalhes de sua chegada a Jataí. O professor contou que sua esposa, Marcela Cristina de Morais, prestou concurso para a então unidade da UFG em 2008, durante uma crise financeira quando trabalhavam em Itumbiara. "Eu só tô aqui, Guilherme, porque em 2008 nós éramos professores da Universidade Luterana do Brasil em Itumbiara, em plena crise de 2008. A Marcela vira para mim e fala assim: 'Eu vou prestar um concurso numa universidade federal'", narrou o reitor.
A mulher do reitor, Marcela Cristina de Morais, também discursou na solenidade. "Desde 2009, quando nós chegamos aqui, nós abraçamos Jataí como nossa casa. A gente sempre fala muito bem da cidade e a gente sempre recebe as pessoas muito bem na nossa casa", declarou.
O presidente da sessão, vereador Lazinho do Asfalto, destacou a proximidade do reitor com o poder legislativo. "Buscar a Câmara de Vereador para dentro da universidade, buscar cada vereador para dentro daquela universidade, onde ele agendou cada um de nós 10 vereadores para ter feito uma visita específica, onde nós conhecemos todo o prédio e todas as demandas", relatou o parlamentar.
O vereador também mencionou conquistas resultantes dessa parceria, incluindo melhorias no transporte público para estudantes e obras de acesso ao campus universitário. "O prefeito encaminhou um projeto de lei para essa casa e nós com unanimidade votamos hoje uma realidade", disse Lazinho do Asfalto, referindo-se às melhorias no transporte público para a universidade.
Durante seu discurso, o reitor compartilhou conhecimentos sobre a origem do nome da cidade. "Jataí vem do tupi-guarani, que é ‘iataí’ (ou 'yata'i'), que está relacionado a fruto comestível de casca dura, que é o nosso jatobá", explicou Christiano Peres Coelho, acrescentando que "se você pega o símbolo da UFJ, que é esse azulzinho aqui, e olhar pra flor do jatobá, é exatamente a mesma imagem ou muito parecida".
O professor também revelou uma iniciativa sustentável pioneira na cidade. "Eu sou meio revolucionário em Jataí. A primeira casa de tijolo ecológico feita em Jataí, sem queimar nenhuma árvore do cerrado, fui eu que fiz", afirmou o reitor.
A solenidade contou com a presença de reitores de outras universidades federais, incluindo Airon Melo, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco; Joana Guimarães, da Universidade Federal do Sul da Bahia, e João Paulo Sales Macedo, da Universidade Federal Delta do Parnaíba, do Piauí. Também estiveram presentes a vice-reitora da UFJ, professora Alana Flávia Romani; pró-reitores da instituição, e a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal, professora Soraia Rodrigues Chaves.
Em seu discurso final, o reitor demonstrou emoção ao receber a honraria. "Eu estou em Jataí há 16 anos. Eu estou reitor da Universidade Federal de Jataí, mas agora serei eternamente cidadão jataiense. O cargo é transitório, mas esse título não", declarou Christiano Peres Coelho.
O vereador Guilherme Alves enfatizou o simbolismo da homenagem. "Para finalizar, professor, é tudo nosso, a universidade é nossa e até o reitor é nosso", concluiu o proponente da matéria.
Vídeo da sessão - Parte 1
Vídeo da sessão - Parte 2