Encerramento da primeira temporada de reuniões plenárias do mês
Abertura da primeira temporada de reuniões plenárias do mês

Notícias

Público - 6 de Novembro de 2025 às 14:47 - por: Francisco Cabral Público - 6 de Novembro de 2025 às 14:47 - por: Francisco Cabral Privado - 6 de Novembro de 2025 às 14:43 - por: Francisco Cabral Privado - 6 de Novembro de 2025 às 14:43 - por: Francisco Cabral Privado - 6 de Novembro de 2025 às 14:43 - por: Francisco Cabral Privado - 6 de Novembro de 2025 às 14:42 - por: Francisco Cabral Privado - 6 de Novembro de 2025 às 14:42 - por: Francisco Cabral

Grupo de policiais recebe moção de aplausos

Foram contemplados membros do Grupo de Investigação de Homicídios da PC
Compartilhe: Facebook X.com WhatsApp Linkedin Copiar Link
Texto: Francisco Cabral

Foi realizada no plenário João Justino de Oliveira, no dia 5 de novembro de 2025, uma cerimônia marcada pela entrega de moção de aplausos aos integrantes do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da Polícia Civil de Jataí. A solenidade, aprovada por unanimidade pelo legislativo local, reuniu autoridades civis e militares, parlamentares, representantes de entidades e familiares dos homenageados, celebrando o trabalho de excelência do grupo na elucidação de crimes contra a vida na cidade.

A mesa diretiva foi composta pelo presidente em exercício, vereador Lazinho do Asfalto, o secretário Luciano Lima, além dos vereadores Guilherme Alves (autor da proposição), Carlone Assis e Abimael Silva. 

Na justificativa da honraria, Guilherme Alves destacou o empenho do GIH na rápida solução de três homicídios ocorridos em Jataí ao longo de três semanas, citando o latrocínio de Thomás Edson Furtado Alves e os homicídios de Dorgival Avelino Alves Júnior e Marco Antônio de Oliveira Viu. O parlamentar ainda ressaltou o trabalho do grupo na retomada de investigações antigas, protocolos para desaparecidos e na operação Rastro de Onça, responsável pela prisão de dezenas de foragidos.

Carlone Assis falou sobre a importância de reconhecer e valorizar os profissionais que se dedicam, muitas vezes sob risco, à elucidação de crimes. “Imagina o cometimento de um crime e a família da vítima não ter resposta. É necessário que o Estado apresente essa resposta. Esta homenagem é justa porque valoriza quem dedica a vida a esse trabalho”, pontuou. 

Já Abimael Silva enalteceu o esforço coletivo das forças de segurança: “Para quem está do outro lado, parece fácil, mas ir para o embate exige inteligência e enfrentar muitas dificuldades. Parabéns por entenderem que a comunidade precisa de vocês, que muitas vezes doam a própria vida pela segurança do cidadão de bem”.

Luciano Lima reforçou o papel do GIH no fortalecimento dos pilares da ordem pública. “Aplaudo e fortaleço a gratidão aos que, diariamente, colocam suas vidas à frente para proteger as nossas famílias”, afirmou. 

Wanessa Cruvinel, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento de Jataí (Codeja), reforçou a necessidade do reconhecimento social ao trabalho policial: “Lidam com o ápice da fragilidade humana. Nenhuma equipe funciona sem liderança e o delegado Marlon, com sua característica humana, inspira toda a equipe. Que a sociedade reconheça esse trabalho todos os dias”.

Durante a cerimônia, o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, o major Ulisses Cortez, apresentou números atualizados do Observatório de Segurança Pública: a redução de homicídios em Jataí atingiu 20% no ano; o índice de homicídio tentado caiu 32,65%; latrocínios, 50%; lesão corporal seguida de morte e roubo de carga registraram queda de 100%; furtos e roubos diversos também tiveram retração expressiva. O major Ulisses destacou a composição de um “quadrilátero da segurança”, baseado em inteligência, integração, repressão e resposta rápida, fatores que explicam os bons resultados obtidos.

Representando os policiais homenageados, o delegado Marlon Souza Luz discursou com tom de gratidão e ênfase na atuação coletiva e humana do grupo. “Não existe técnico bom sem elenco. Considero essa equipe uma família, porque convivemos mais do que com nossos próprios familiares. O índice de resolutividade dos homicídios liderado pelo GIH está em 88%, muito acima da média nacional. O trabalho reúne proatividade, expertise e humanidade no cuidado com as vítimas e famílias”, destacou. Marlon também ressaltou a atuação do grupo em casos de desaparecimento, superando o mito das “24 horas para agir” e relatou o acolhimento proporcionado a uma adolescente resgatada: “Resolvemos humanizar a atividade policial, mostrando que nosso trabalho vai além da repressão ao crime; é também sobre cuidado e zelo pelas famílias afetadas”.

O delegado enfatizou ainda a integração entre as forças policiais, citando apoio da Polícia Militar, GCM, Polícia Penal e Federal: “Essa cooperação é um exemplo para Goiás e para o país, refletida nos índices de redução de crimes em Jataí”. Marlon finalizou agradecendo ao legislativo e ao executivo pelo reconhecimento e aos membros da equipe pela dedicação constante.

A cerimônia teve seu desfecho sob o comando do presidente Lazinho do Asfalto, que reforçou o compromisso da Câmara em apoiar projetos que fortaleçam a segurança pública local. O evento também marcou o anúncio do título de cidadão jataiense para o delegado Marlon Souza Luz, agendado para dezembro, evidenciando o papel central do profissional na transformação do cenário policial da cidade.


Vídeo completo