Aumento do número de casos leva a fechamento do Palácio das Abelhas por uma semana
Encerramento da segunda temporada de reuniões plenárias do mês

Notícias

Público - 1 de Setembro de 2025 às 09:38 - por: Francisco Cabral Público - 1 de Setembro de 2025 às 09:38 - por: Francisco Cabral Privado - 29 de Agosto de 2025 às 15:45 - por: Francisco Cabral Privado - 29 de Agosto de 2025 às 15:45 - por: Francisco Cabral Privado - 29 de Agosto de 2025 às 15:42 - por: Francisco Cabral Privado - 29 de Agosto de 2025 às 15:42 - por: Francisco Cabral

Promotora de justiça torna-se cidadã jataiense

Patrícia Galvão Costa foi homenageada em sessão solene
Compartilhe: Facebook X.com WhatsApp Linkedin Copiar Link
Texto: Francisco Cabral
Patrícia Galvão Costa foi homenageada em sessão solene
Fotos: Júnio Cine

A promotora de justiça Patrícia Almeida Galvão Costa de Assis recebeu, na noite de 28 de agosto de 2025, o título de cidadã jataiense em sessão solene ocorrida no plenário João Justino de Oliveira. A homenagem foi concedida pela Câmara Municipal de Jataí em reconhecimento à atuação destacada da promotora na proteção da infância, da juventude e no desenvolvimento social do município, conforme projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Carlinhos Canzi, aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

O evento contou com a presença da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Alessandra Assis, da juíza Andreia Marques de Jesus Campos, da Vara de Fazendas Públicas, Registros Públicos e Infância e Juventude, do delegado da Polícia Civil Marlon Souza Luz e do marido da homenageada, o empresário Júnior Cruzeiro Costa, além dos vereadores Marcos Patrick, Carlinhos Canzi, Abimael Silva, Carlone Assis, Durval Júnior, Kátia Carvalho, Guilherme Alves e Luciano Lima. 

A solenidade foi aberta pelo presidente da Câmara, Marcos Patrick de Castro Gomes, que enfatizou o caráter público do reconhecimento prestado à promotora e a importância de registrar, oficialmente, a relevância dos serviços prestados à cidade. “Entrego, em nome do legislativo jataiense, a maior honraria do município em agradecimento ao trabalho pelo desenvolvimento local”, declarou o vereador.

Patrícia Galvão, nascida em 23 de outubro de 1980, filha de Maria do Rosário de Almeida Duarte Galvão e Eduardo Duarte Galvão, ingressou no Ministério Público em 2007. Atuou em diversas cidades do Estado antes de fixar residência em Jataí, em 2011. Em suas palavras, durante o discurso, a homenageada ressaltou o vínculo criado com a cidade: “Cheguei a Jataí em 2011 como promotora de justiça, carregando sonhos, expectativas e o profundo desejo de servir à sociedade. Desde o primeiro instante, essa cidade me acolheu com generosidade e calor humano, fazendo com que eu me sentisse pertencente, declarou.

Patrícia Galvão recebeu o título de cidadania das mãos do vereador proponente, Carlinhos Canzi
Patrícia Galvão recebeu o título de cidadania das mãos do vereador proponente, Carlinhos Canzi

Em seu agradecimento, Patrícia fez questão de compartilhar a dimensão pessoal do momento, dizendo que “receber o título de cidadã jataiense é para mim uma honra indescritível, um reconhecimento que transcende a esfera profissional e toca profundamente o meu coração. Jataí deixou de ser apenas um lugar de trabalho, tornando-se minha casa, meu lar, parte essencial da minha identidade”.

Ela salientou a importância dos vínculos familiares e sociais construídos desde sua chegada ao município. “Aqui construí amizades sólidas, me casei e vi minha família se completar com a chegada do meu filho jataiense. Aqui também descobri, no exercício diário da minha missão, não apenas desafios, mas a realização pessoal e profissional com a qual sempre sonhei”, afirmou.

Ao falar dos desafios e da dedicação ao serviço público, a promotora destacou: “Desde 2018, à frente da promotoria de justiça da infância e da juventude de Jataí, tenho tido o privilégio de dedicar todos os meus esforços à defesa e proteção das nossas crianças e adolescentes. Cada passo dessa jornada tem sido guiado não só pelo compromisso com a justiça, mas também pelo amor e respeito ao próximo e pela responsabilidade com esta comunidade que me acolheu”.

Patrícia ainda fez referência ao legado coletivo do trabalho em rede: “Receber esse título hoje vai além de uma homenagem pessoal. É o reconhecimento da relevância do trabalho coletivo em prol da juventude de Jataí. Investir na proteção dos nossos jovens é investir no futuro do nosso município”, afirmou.

A sessão foi marcada por depoimentos de autoridades, vereadores e membros da sociedade que ressaltaram o impacto do trabalho da promotora. Entre os presentes, o delegado da Polícia Civil Marlon Luz destacou parcerias decisivas em casos sensíveis envolvendo crianças. A primeira-dama Alessandra Assis e a juíza da infância, Andreia Marques de Jesus Campos, também ressaltaram o profissionalismo e o caráter humano da homenageada.

O vereador Guilherme Alves, falando em nome da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara, afirmou: “Ao aprovarmos esse título, certificamos que as ações dos homenageados contribuem para o desenvolvimento de Jataí”. O empresário e esposo da homenageada, Júnior Cruzeiro, também fez questão de agradecer pela dedicação diária de Patrícia: “Todos os dias vemos sua entrega não só à nossa família, mas à sociedade”, declarou.

Na parte final de sua fala, Patrícia fez questão de agradecer à família, aos amigos e à rede de proteção da infância do município: “Deixo meu mais sincero reconhecimento à rede de proteção da infância e juventude de Jataí, que partilha comigo o compromisso de defender os direitos das nossas crianças. Quero antes de tudo expressar minha mais profunda gratidão a Deus, fonte de toda força e inspiração, ao meu marido, meus filhos e meus pais, grandes exemplos de dedicação e amor”.

Ela concluiu buscando inspiração em São Francisco de Assis: "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível". Por fim, renovou o compromisso de servir Jataí: “Prometo honrar esse título todos os dias com trabalho, dedicação e gratidão. Ser reconhecida como cidadã jataiense é um convite para continuar servindo com amor, responsabilidade e compromisso”.


Vídeo completo