Estão marcadas para os dias 4, 5 e 6 as primeiras sessões ordinárias do mês de outubro de 2016. As reuniões terão início às 14 horas, no plenário João Justino de Oliveira, com entrada franca a toda a população, mas quem não tiver condições de comparecer poderá acompanhar tudo ao vivo pela TV ou pela Rádio Câmara
Durante todo o dia 2 de outubro de 2016 a Rádio Câmara vai cobrir todos os fatos relativos às eleições municipais deste ano. Tudo que acontecer em Jataí, no Estado e em todo o país será relatado por nossos repórteres e apresentadores. A emissora pode ser acessada pelo site do legislativo jataiense

Notícias

Como vai ficar a Câmara Municipal a partir do próximo ano

Oito vereadores candidataram-se à reeleição no dia 2 de outubro. Seis deles tiveram êxito no pleito: Marcos Antônio, Adilson Carvalho, Thiago Maggioni, Gildenicio Santos, Mauro Bento Filho e João Rosa Leal. Terão mandato pelo primeira vez, no período 2017/2020, José Prado Carapô, Agustinho de Carvalho Filho, o "Carvalhinho", Kátia Carvalho e David Pires de Souza
Compartilhe: Facebook X.com WhatsApp Linkedin Copiar Link
Oito vereadores candidataram-se à reeleição no dia 2 de outubro. Seis deles tiveram êxito no pleito: Marcos Antônio, Adilson Carvalho, Thiago Maggioni, Gildenicio Santos, Mauro Bento Filho e João Rosa Leal. Terão mandato pelo primeira vez, no período 2017/2020, José Prado Carapô, Agustinho de Carvalho Filho, o "Carvalhinho", Kátia Carvalho e David Pires de Souza
Hélio Domingos

Seis vereadores da atual legislatura conseguiram reeleger-se para o período 2017-2020, de acordo com o resultado da eleição de 2 de outubro de 2016. Somente os vereadores Carlos Miranda (PMDB) e Nilton César Soró (PRP) não alcançaram o objetivo. Os vereadores Geovaci Peres (PMDB) e Vinícius Luz (PSDB) não voltaram a se candidatar ao mesmo cargo. Peres anunciou o fim de sua carreira política e Luz, por sua vez, foi eleito prefeito de Jataí com 24.902 votos.

Foram reeleitos o atual presidente da Câmara Municipal, Marcos Antônio (PDT), com 2.591 votos - ele também foi o mais votado entre todos os candidatos -, Adilson Carvalho (PMDB), com 1.975 votos - o próximo será seu sétimo mandato consecutivo -, Thiago Maggioni (PSDB), com 1.770 votos, Gildenicio Santos (PMDB), 1.624 votos, Mauro Bento Filho (PMDB), 1.391 votos, e João Rosa Leal (PSDB), 1.349.

Com a eleição de quatro novatos, o legislativo jataiense voltará a contar, a partir do dia 1° de janeiro de 2017, com uma mulher entre seus componentes, devido à eleição de Kátia Carvalho (SD), que obteve 1.369 votos. Também marcarão suas estreias como vereadores José Prado Carapô (PTN), eleito com 1.375 votos, Agustinho de Carvalho Filho, o Carvalhinho (SD), com 1.373 votos, e David Pires de Souza, o Major Davi (PP), com 1.354 votos.

Em tese, o grupo ligado ao atual prefeito, Humberto Machado (PMDB), fez sete vereadores, contra três do grupo do prefeito eleito, Vinícius Luz. A coligação entre PMDB, DEM e PDT elegeu Marcos Antônio, Adilson Carvalho, Gildenicio Santos e Mauro Filho. Também ligada à chapa majoritária Victor Priori (DEM) e Élio Caetano (PMDB), a segunda coligação desse grupo emplacou três vereadores: José Carapô, Carvalhinho e Kátia Carvalho.

A chapa Vinícius e Simone Oliveira Gomes (PSD) também contou com duas coligações na eleição proporcional e acabou fazendo três vereadores: Thiago Maggioni, João Rosa e David Pires. Apesar da aparente minoria no parlamento, o prefeito eleito afirmou que espera manter uma boa relação com a Câmara e que, por meio do diálogo, vai tentar conquistar apoio aos projetos que serão enviados pelo poder executivo.

A posse do prefeito, de sua vice e dos vereadores está marcada para o dia 1° de janeiro de 2017, em local ainda a ser definido. A eleição da mesa diretora da Câmara para o biênio 2017/2018 acontecerá logo em seguida, no plenário João Justino de Oliveira. A sessão especial será presidida pelo vereador mais votado, Marcos Antônio, cujo mandato como presidente do legislativo jataiense será encerrado no dia 31 de dezembro deste ano.

Com 1.311 votos, o vereador Carlos Miranda (PMDB) será o primeiro suplente da coligação Novas Conquistas, composta por DEM, PMDB, PDT e PMB. A segunda suplência será ocupada por Creso Vilela, que obteve 1.070 votos. Já o vereador Nilton César Soró teve 1.072 votos e, a partir do próximo ano, será o terceiro suplente na coligação Renovação e Progresso, que reuniu PRP, PTN, PTC e SD (Solidariedade). A primeira suplente será Maria Aparecida Rodrigues da Silva Assis, a Cida (PTN), que recebeu 1.148 votos, enquanto a segunda suplência será de Flaviane Baldo Scopel (PTN), com 1.113 votos.

O ex-vereador Pastor Luiz Carlos Cabral dos Anjos (PSDB), com seus 1.086 votos, tornou-se o primeiro suplente da coligação Jataí para Todos I, composta por PSDB, PSD, PR, PPS e PTB. Em seguida vem o candidato Cantor Genilson Santos (PPS), que alcançou 838 votos. A coligação Jataí para Todos II, que reuniu PP, PRB, PHS, PSL e PC do B, terá na primeira suplência Marcos Patrick de Castro Gomes, que foi o escolhido de 972 eleitores. O segundo suplente será o Sargento Marcos Antônio (PRB), que teve 515 votos.

Na disputa pela prefeitura, o vereador Vinícius Luz foi o vencedor, com 24.902 votos, seguido por Victor Priori (DEM), que teve 20.744 votos, enquanto o terceiro colocado, José Herculano Cabral de Souza (PROS), ficou com 2.724 votos.

Você pode conferir os números completos da eleição em Jataí seguindo o link abaixo:

https://www.eleicoes2016.com.br/candidatos-vereador-jatai-go/