Sessão solene celebrou ex-servidores da segurança pública de Goiás

Notícias

Público - 28 de Novembro de 2025 às 16:03 - por: Francisco Cabral Público - 28 de Novembro de 2025 às 16:03 - por: Francisco Cabral Privado - 28 de Novembro de 2025 às 15:58 - por: Francisco Cabral Privado - 28 de Novembro de 2025 às 15:58 - por: Francisco Cabral Privado - 28 de Novembro de 2025 às 15:57 - por: Francisco Cabral Privado - 28 de Novembro de 2025 às 15:57 - por: Francisco Cabral

Pioneiros do 41º Batalhão são homenageados

Nos 50 anos do Exército em Jataí, pioneiros recebem moções de aplausos
Compartilhe: Facebook X.com WhatsApp Linkedin Copiar Link
Texto: Francisco Cabral

A Câmara Municipal de Jataí realizou no dia 27 de novembro de 2025, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene para entregar moções de aplausos aos pioneiros do 41º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), marcando os 50 anos da instalação da unidade na cidade. A homenagem reconheceu o subtenente Amiro Inácio de Oliveira e os 3º sargentos Cairo Roberto Silva, Jairo Nunes da Rosa, Rubens Dias de Melo, Neuri José Lobato, Valdomiro Ribeiro Guimarães, João Antônio Gonçalves, Sebastião Divino Elias, Laurentino Alves de Natal, Antônio Divino de Moura, Arnolfo José Pires, José Francisco de Oliveira, Antônio Carlos Tomé e o cabo Antônio Dias de Melo, que lideraram a transferência de Ipameri (GO) para Jataí em 1975.

Presidida pelo vereador Guilherme Alves, autor da moção, a cerimônia contou com a mesa diretiva formada por vereadores Luciano Lima, Carlone Assis e Abimael Silva, além do tenente-coronel Fausto Calado de Carvalho, comandante do 41º BIMec, subtenente Bernardes, major Daniel Oliveiro, capitão Wilson, capitão Edson e coronel Lunieri (reserva). Após leitura da justificativa da moção, que destacou a operação logística complexa e as bases operacionais estabelecidas pelos pioneiros, os vereadores entregaram as honrarias individualmente aos homenageados, sob aplausos da plateia composta por familiares, alunos do curso de formação de sargentos e autoridades.

O vereador Abimael Silva, ao cumprimentar cada pioneiro pelo nome, enfatizou o pioneirismo: “Nada é fácil no começo, aliás, nada é fácil em qualquer circunstância. Mas quem está começando enfrenta vários desafios, várias dificuldades. É preciso mais do que força de vontade, mais do que dedicação. É preciso amor aquilo que está fazendo”. Ele parabenizou Guilherme Alves pela iniciativa e expressou gratidão ao Exército por sua contribuição ao município.

Carlone Assis rememorou a chegada do batalhão em 1975, quando tinha 11 anos: “A população de Jataí cantou, um Exército em nossa cidade e nós jovens ficava pensando quando que nós iríamos servir o Exército. Aquela paixão, as famílias abraçaram o Exército aqui em Jataí”. Ele destacou a  admiração popular, inclusive em desfiles de aniversário da cidade, e elogiou o papel formador: “O Exército sempre foi um elo que engrandece a cidade Jataí”.

Luciano Lima reforçou o legado cívico: “A presença do Exército Brasileiro aqui na região Sudoeste de Goiás foi um marco realmente histórico para a nossa região. Vocês pioneiros moldaram o caráter da unidade e deixaram um legado transcendente no tempo da nossa história jataiense”. Ele saudou os pioneiros como símbolo de honra e serviço, adotando Jataí como lar.

Guilherme Alves encerrou saudando os presentes e o tenente Câmara, mencionando o dia de Nossa Senhora das Graças e o amor pela história militar local.

O comandante Fausto Calado agradeceu em nome de todos os ex-comandantes: “Graças a esses pioneiros que estão sentados aqui, representando os demais, ano a ano foram construindo o nosso batalhão. Essa construção uma construção de muito suor e sacrifício, mas que a gente traduz como valores”. Ele destacou missões em Angola, Haiti e Maré (RJ), a modernização com blindados Guarani e o curso de sargentos: “O nosso batalhão é o batalhão da cidade”.

O subtenente Bernardes afirmou: “Pioneiros todos aqui, posso afirmar, todos aqui me apertaram a mão. Se eu tô aqui hoje, eu agradeço aos pioneiros”. Capitão Wilson acrescentou: “Pessoas que tiveram muito suor e sacrifício para principalmente levantar aquelas instalações. Hoje nós colhemos bastante frutos graças a vocês”. Major Daniel Oliveira disse: “Muitos deixaram suas famílias e se deslocaram para Jataí para erguer essa construção que está aí até hoje”. Capitão Edson e coronel Lunieri louvaram o esforço inicial: “Ser militar aqui é difícil. Agora imagine naquela época quando você chega no local e não tem nada e ajuda a criar um batalhão”.

Em nome dos pioneiros, o subtenente Amiro Inácio de Oliveira declarou: “Este reconhecimento prestado pelos senhores vereadores não é apenas uma deferência a uma instituição militar, mas uma honra dedicada a homens e mulheres que ajudaram construir a história desta cidade”. Ele encerrou com oração, afirmando: “Amamos Jataí”.


Galeria de imagens

Vídeo completo