Mauro Filho pede instalação de ecopontos
Em requerimento aprovado pela Câmara, o vereador Mauro Bento Filho solicitou à prefeitura de Jataí a elaboração de projetos para criação da coleta seletiva de lixo e instalação de ecopontos para recepção de entulhos, além da recuperação e funcionamento do aterro sanitário.
Em sua justificativa, o parlamentar lembra que a destinação do lixo é um problema ambiental mundial. “A coleta seletiva tem sido uma alternativa utilizada por muitos municípios que ameniza o impacto ambiental causado, criando uma alternativa economicamente viável através da reciclagem, podendo ser fator gerador de emprego através da parceria com cooperativas de catadores”, afirmou Mauro Filho.
Mesmo consciente da dificuldade em se implantar um projeto dessa envergadura, especialmente em relação à conscientização das pessoas, o vereador assevera que é necessário começar. “Conscientizar crianças na educação básica, iniciar a separação em prédios públicos, empresas, enfim, nas próprias residências”.
Segundo Mauro Filho, o projeto dos ecopontos pode amenizar substancialmente o problema do lixo de construção (entulho), que, sendo separado, pode ser consequentemente moído nas devidas proporções para se tornar cascalho de ótima qualidade suprindo a demanda atual. “O aterro sanitário pede socorro!”, alerta ele. “Sabemos das dificuldades do executivo, mas a situação é emergente!”