Iniciativa nasceu de proposta de participante do Jovem Vereador Jataiense 2025
Intenção é fortalecer proteção à infância e à saúde mental

Notícias

Público - 12 de Novembro de 2025 às 14:17 - por: Francisco Cabral Público - 12 de Novembro de 2025 às 14:17 - por: Francisco Cabral Público - 12 de Novembro de 2025 às 14:17 - por: Francisco Cabral Privado - 12 de Novembro de 2025 às 14:17 - por: Francisco Cabral Privado - 12 de Novembro de 2025 às 14:16 - por: Francisco Cabral Privado - 12 de Novembro de 2025 às 14:16 - por: Francisco Cabral Privado - 12 de Novembro de 2025 às 14:16 - por: Francisco Cabral

Kátia requisita reforço na segurança da UPA

Unidade ficou desprotegida depois da retirada de viatura da GCM
Compartilhe: Facebook X.com WhatsApp Linkedin Copiar Link
A vereadora Kátia Carvalho solicitou à administração municipal a adoção de medidas voltadas ao reforço da segurança na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. “É necessária a designação de vigilantes ou seguranças privados para atuação contínua no interior da UPA ou, alternativamente, o retorno permanente da viatura da Guarda Civil Municipal para guarnição e segurança da unidade, especialmente nos horários de maior vulnerabilidade”, disse ela. “A UPA encontra-se atualmente sem um esquema de segurança eficaz e permanente. Anteriormente, a unidade contava com a presença de uma viatura da Guarda Civil Municipal, retirada recentemente, o que deixou o local desprotegido. A ausência de vigilância coloca em risco pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Os problemas de segurança se intensificam aos finais de semana e durante a noite, em razão do atendimento de pacientes em estado de embriaguez ou sob efeito de substâncias, o que tem gerado incidentes e comprometido o ambiente de trabalho. A UPA é utilizada pelas forças de segurança para realização de exames de corpo de delito e para atendimento a pessoas detidas ou custodiadas. Esses atendimentos exigem um esquema de segurança rigoroso para prevenir fugas, confrontos e garantir o bom funcionamento do serviço. O reforço da segurança, por meio de vigilância presencial ou do retorno da viatura da Guarda Civil Municipal, é necessário para assegurar condições adequadas de trabalho aos profissionais de saúde e atendimento seguro à população de Jataí”.
Matéria Legislativa
REQ 677/2025 - Requerimento
Protocolo: 1093/2025 | Data de Apresentação: 20 de Outubro de 2025
Autoria: Kátia Carvalho
“Solicita ao Poder Executivo Municipal o reforço na segurança da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jataí, incluindo a disponibilização de vigilância presencial e ou retorno da viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) de forma permanente.”
Localização Atual:  Departamento Legislativo - DL
Status:  Proposição aprovada
Ultima Ação:   Proposição Aprovada em votação única.
Data da última Tramitação:  5 de Novembro de 2025
Foi a plenário em:
5 de Novembro de 2025 - Aprovado -